terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reeducação Alimentar! Confira todas suas dúvidas...



Você deve ter se perguntado pelo menos alguma vez: “pra que serve a reeducação alimentar?”. Com a palavra, a Nutricionista do Emex, Kelly Fu Yu Chen (CRN-3/9786): “A reeducação alimentar é necessária principalmente para pessoas que estão sofrendo algum tipo de patologia ou sintoma devido à má alimentação; corrigir velhos hábitos alimentares errados e ao mesmo tempo adquirir novos para se manter saudável e com o peso adequado. Como o próprio nome já diz, é ‘re-aprender’ a se alimentar, adquirir um padrão alimentar correto".

Muitas pessoas comem sem a preocupação de horário, qualidade e quantidade. Por isso o organismo acaba se desestabilizando e fica “sem regras”. Para orientações eficientes e que realmente irão contribuir para uma mudança nos hábitos alimentares e comportamentos equivocados, é essencial que o nutricionista leve em consideração os costumes, tarefas do cotidiano e tradições alimentares de seu cliente, já que cada caso é um caso e a evolução no processo do emagrecimento ocorre de forma diferenciada.

No entanto, de modo geral, a atitude, força de vontade e ânimo da própria pessoa que quer emagrecer ou permanecer em forma é essencial! Você já fez algo bem feito desanimada ou triste? Certamente não... E assim é também quando tratamos do emagrecimento. Além de uma dieta balanceada, ter paciência e disciplina vai contribuir bastante, já que os resultados não aparecem de um dia para o outro, mas serão sim visíveis com o tempo (que depende de cada pessoa). Por isso, toda evolução precisa ser festejada, o que vai ajudar na auto-estima e no entusiasmo para continuar no caminho certo.

"corrigir alguns vícios que prejudicam a boa forma é um dos pontos chave para o emagrecimento"

Reeducação alimentar significa, entre outros aspectos, respeitar os horários das refeições e manter uma rotina regular (comportamento que evita a fome descontrolada e a alimentação compulsiva). Corrigir alguns vícios que prejudicam a boa forma é um dos pontos chave para o emagrecimento. Confira alguns:

Não Beber Água Regularmente– Hidrate seu corpo! Essencial para boa forma, já que quanto mais você ingere líquido, melhor o metabolismo vai funcionar. A água é ideal para digestão, absorção e transporte de nutrientes, serve como solvente para os resíduos corporais (eliminação das toxinas) e ajuda a manter a temperatura do corpo estável. Um adulto precisa tomar cerca de 6 a 8 copos de água por dia.

Comer e... – Fazer qualquer tarefa quando está se alimentando é um erro. Até mesmo assistir televisão, digitar algo no computador e ler, pois isso favorece o chamado “sedentarismo alimentar”, além de perder totalmente o foco da refeição, favorecendo negativamente para a ingestão errada dos alimentos. É preciso mastigar sem pressa, notar a textura e o sabor de cada ingrediente, já que ajuda na sensação de saciedade com menos comida.

Esses e outros fatores são primordiais para a reeducação alimentar. Sem perceber, acabamos praticando erros com relação a nossa alimentação. Por isso, decidir tomar outro rumo que só trará benefícios ao corpo, mente e ego, é se importar com a vida saudável.

por: Dionisio Alexandrini Neto

3 comentários:

  1. BOAS DICAS QUERIDA
    OTIMO DIA
    BJKAS♥♥

    ResponderExcluir
  2. Muuito legal assim vc poderá ajudar as meninas que de vez em quando jacam!
    Adorei a publicação da nutri...vc esta no caminha certo.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eli adorei seu post..é realmente muito importante entendermos que só conseguiremos ser e nos manter magras se fizermos uma reaprendermos a comer...bjos

    ResponderExcluir