sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Musculação e Emagrecimento saudável



Usar a musculação para perda de peso é benéfico, mesmo que seu peso não diminua no primeiro momento.

Isso porque, embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.

Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

“A musculação aumenta a massa magra. E esta massa magra acelera o metabolismo”

Este aumento acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Concluindo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico diário.

A musculaçao é capaz de prevenir a obesidade e de promover o emagrecimento saudável, devolvendo assim a auto-estima e servindo de ponte para a retomada de uma melhor qualidade de vida.

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal.
Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo.

Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde se usa o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia) existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino.

Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. Em longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2 kg de músculos, poderá perder 9000 calorias.

Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação três vezes por semana.

Um programa alimentar também é necessário, tornando o resultado mais rápido. Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar o programa aos exercícios aeróbios, à musculação e aos alongamentos, tudo adequado às suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

9 comentários:

  1. obrigada pela dica, é muito útil. jinhos carinhosos e otima sexta feira.

    ResponderExcluir
  2. é sim Eli com cwerteza a musculação é tudo de bom eu faço e adoroooooo. tenha uma linda sexta light bjs no ♥

    ResponderExcluir
  3. ASSINO EM BAIXO!!! FUNCIONA MESMO!

    BJUS E BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
  4. Demais.Apesar de não estar praticando nenhuma atividade física no momento,além das atividades diárias,gosto muito de academia.Confesso que apesar de não gostar muito da prática da musculação,gosto demais dos resultados.Tive um acidente ano passado e estou com medo de voltar a fazer musculação,pois ainda sinto dores no local da pancada e ainda não foi descoberto o problema que ficou e ainda causa dores.Mas quero muito voltar a praticar atividade física e manter meu corpo magro e saudável novamente.Mas quero aproveitar esta postagem para incentivar a todos aqui a procurar um nutricionista.Eles tem um papel fundamental no nosso emagrecimento.

    Abraços
    http://bit.ly/cJ0ZII

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica...
    Eu tinha muito preconceito com musculação, achava que não emagrecia, finalmente me convenci de todos os benefícios e hoje não vivo sem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi amiga
    antes achava que musculação engordava ficava igual homem ve se pode hoje sei que não é assim
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  7. a musculação é mesmo mto benéfica e faz uma grande diferença no corpo.

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  8. Amei o post Eli! Acho que quem precisa emagrecer as vezes tem preconceito contra a musculação, como se ela não emagrecesse ou fosse nos deixar "maior"!! Rsrsrs!! Valeu pelos esclarecimentos! Bjkas!

    ResponderExcluir
  9. oi Eli,
    eu fiz musculação há um tempo atrás, mas agora a gran tá curta rsrsrs, amiga sei que ando sumida, volto logo, ok. Beijos e um bom fds.

    ResponderExcluir