quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Obesidade afeta negativamente a saúde sexual


 Amigas, boa tarde!

Hoje, postei um texto que considerei informativo e interessante, ele, vem demonstrar a dificuldade que, nós mulheres,  trazemos conosco em virtude da obesidade... 

OBESIDADE AFETA NEGATIVAMENTE A SAÚDE SEXUAL 


O British Medical Journal publicou uma pesquisa revelando que pessoas obesas têm uma vida sexual de qualidade inferior, sugerindo que esses dois problemas andam juntos num ciclo vicioso.

A pesquisa foi conduzida na França e envolveu mais de 12 mil homens e mulheres com idades entre 18 e 69 anos. Os resultados mostraram que as mulheres obesas tinham uma chance 30% menor de ter um parceiro sexual nos 12 meses anteriores à pesquisa e tinham menos convicção de que o sexo representa uma questão importante para suas vidas. Além disso, as mulheres obesas conheciam mais frequentemente seus parceiros pela internet e era mais comum que esses parceiros fossem obesos também. O resultado mais preocupante do estudo foi o fato das mulheres obesas, com idades entre 18 e 29 anos, usarem métodos anticoncepcionais com menor freqüência e ainda apresentarem um risco quatro vezes maior de gravidez indesejada.

Já no caso dos homens, os obesos tinham uma chance 2.6 vezes maior de apresentarem disfunção erétil e apresentavam um maior risco de infecções sexualmente transmissíveis e comportamento sexual de risco. Os homens se enxergavam como obesos de forma menos comum do que as mulheres, e de uma forma geral, os efeitos da obesidade sobre a saúde sexual foram mais significativos nas mulheres, o que pode ser explicado pelo fato delas enfrentarem um estigma maior associado à obesidade.

O estudo francês serve de estímulo para que se investigue o impacto da obesidade na vida sexual de outras culturas. Deve também servir de alerta aos médicos de que a saúde sexual dos obesos merece uma atenção redobrada. É difícil imaginar um médico que não concorde que a sexualidade seja uma dimensão da experiência humana de grande importância para a promoção da saúde. Entretanto, pouco se conversa sobre esse tema no dia-a-dia das consultas médicas, pois nem os médicos, nem os pacientes, sentem-se muito à vontade. Da mesma forma, muitos médicos deixam de orientar seus pacientes a controlar o peso, por temerem que os pacientes possam se sentir melindrados, especialmente as mulheres.

Texto de Ricardo Teixeira - doutor em neurologia e pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

É por esta e por outras que devemos nos estimular a manter nossa RA certinha, para mudar nossa realidade meio que "limitada" atualmente.
Deus nos ilumine!!!
Beijos 

8 comentários:

  1. Concordo!
    Creio que até mesmo por alto estima!
    Sou nova aqui... Adorei seu cantinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi flor
    é complicado né
    por isso que estamos aqui nessa luta
    pra vencermos muito dos desafios da vida
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  3. Obesidade faz muito mal mesmo, no meu caso qndo estou acima do peso fico com muita vergonha do meu parceiro sabe... e prejudica a vida sexual!!
    RA para sempreeee!!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo e gostoso motivo para emagrecer...
    urgente...
    bj flor

    ResponderExcluir
  5. otima materia flor. parabéns pela iniciativa bjs otima quarta

    ResponderExcluir
  6. Concerteza amada, e que situção dificil..Mais concerteza venceremos essa barreira.E seremos MULHER BONITAS E COM SAÚDE...beijinhosss

    ResponderExcluir
  7. Querida....adorei o texto...já até falei no meu Blog algo relacionado a isso...eu tinha um pudor e uma barreira incrivel relacionada ao sexo...só consegui me livrar quando uma pessoas me deixou realmente segura e ainda sim ainda tenho uns constragimentos, mas percebo que eles vão diminuindo a medida que minha relação com o meu corpo vai melhorando...bjos

    ResponderExcluir
  8. Realmente tem coisa que fica muito difícil mesmo, qdo estamos acima do peso.
    Por isso , mais que depressa devemos mudar esta situação
    bjs

    ResponderExcluir