terça-feira, 28 de dezembro de 2010

REFLEXÃO: MUDAR É NECESSÁRIO...



Quantos de nós não desejamos mudar algo em nossas vidas? Quando nos sentimos insatisfeitos com o trabalho, a casa que moramos, com a pessoa com que convivemos, com nossos próprios comportamentos, com nosso corpo ou apenas para nos permitirmos "crescer".

É hora de repensar. Devemos ficar atentos e perceber o que deve ser mudado. Dificilmente ocorrem mudanças rapidamente, mas o processo deve ser começado em algum momento. Nada de deixar para amanhã ou para segunda-feira, a hora de começar é agora.

Conversar consigo mesmo é o primeiro passo significativo para realizar alguma mudança. Identifique o que quer mudar e como poderá começar. Talvez você queira mudar algo, mas sente-se inseguro, inadequado ou até despreparado para enfrentar uma mudança. Será? Muitas vezes temos a oportunidade de fazer uma mudança em nossa vida e nos desencorajamos ou somos desencorajados pelos outros. Resistimos por medos e pela crença de que não somos capazes e pelo excesso de críticas que recebemos e pelas cobranças que nos fazemos.

De todos os pensamentos negativos, o mais comum é: "não sou capaz". Às vezes isso se dá por falta de amor-próprio e baixa auto-estima ou algum tipo de culpa, que só gera insegurança e medos. Lembre-se que a culpa só faz com que permaneça na posição de vítima e desencadeia o processo de autopunição. Pare com isso! Assuma sim, a responsabilidade de sua vida e também de suas mudanças.

O importante é aprendermos - ou reaprendermos - a amar a nós próprios. Auto-aprovação e auto-aceitação são as chaves para as mudanças positivas em todas as áreas de nossa vida. Parte da auto-aceitação é se libertar da necessidade da aprovação e da opinião dos outros. Muitas das coisas que acreditamos sobre nós mesmos não tem o menor fundamento. Às vezes nos recusamos a investir esforços na criação de uma vida melhor porque não acreditamos que merecemos. Aceite o que é bom, quer você agora ache que mereça ou não. Você pode começar a desenvolver sua auto-aprovação e auto-aceitação começando a cuidar mais de você.

Quando surge a insegurança, a dúvida, busque dentro de você o que deseja. Visualize mentalmente como quer que aconteça e crie coragem, vá em frente! Ter responsabilidade por nossa própria vida pode assustar. Mas quando estamos na direção daquilo em que acreditamos, quando ouvimos nossa voz interior, nos sentimos mais confiantes e seguros. Com certeza exige-se esforço, há riscos, desafios, mas muitas recompensas. Surge um novo despertar de sonhos, de esperanças, certeza e até de um novo 'eu'.

É preciso permitir-se que o melhor aconteça e ir à busca de crescimento, desenvolvimento, reconhecendo as próprias conquistas e aprendendo a celebrar cada uma delas. É claro que os obstáculos podem surgir, porém veja-os apenas como desafios que o fortalecem mais. Você tem o direito de escolher as opções que podem tornar sua vida melhor e mais feliz todos os dias, deixando para trás e dizendo NÃO para tudo aquilo que lhe causa tristeza, infelicidade e doença em sua vida.

A liberdade de mudar todos nós temos, é preciso se dar a permissão para fazer o que se quer, tornando sua vida naquilo que gostaria que fosse, ou o mais próximo disso. Muitas vezes isso inclui realizar mudanças em pequenos detalhes de sua vida diária, ou ainda mudanças radicais. Lembre-se: "a liberdade de mudar é liberdade de crescer".

Você quer ficar relembrando as injustiças e o sofrimento do passado, ou prefere começar imediatamente a trilhar seu novo caminho para chegar aonde gostaria de ir? Isso requer que você dê o primeiro passo. Vamos lá?

Por: Rosemeire Zago, psicóloga clínica com abordagem jungiana, especialização em psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais. Contato: (011) 9950-5095


Oi Gente Linda,

O texto acima é perfeito, ajuda a refletirmos sobre nossa vida e sobre os "incomodos" emocionais que as vezes temos...

Lendo-o começei a pensar em mim e no meu processo de emagrecimento, lembrei o quanto tinha medo de dar o primeiro passo rumo a uma nova Eli, menos gorda e mais feliz, tinha medo de fracassar e os outros acharem que era outra mulher em busca de um corpo nos "padrões" (a qualquer custo) para esbanjar beleza e conseguir vários homem, uma mulher vazia...

Só agora sei que metade destes pensamentos foram gerados por medo de mudar, por receio de encarar meu problema de obesidade de frente e de assumir que era a responsável por minhas agunias e frustrações...

Sei como sofri por baixa auto-estima e por me anular e deixar meus descontentamentos tomarem conta de minha vida... Mas isso mudou, desde maio de 2010 eu tomei as rédias de minha vida e começei a lutar por mim, pelo que eu quero e por o que me faz feliz!

Por agora é só, depois tem mais...
Beijão!

19 comentários:

  1. Post lindo falou muito comigo tmbem!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Lendo o que postou...lembrei de mim.
    Sabe quando resolvir fazer a cirurgia tive medo, mais logo depois coragem para mudar de vida, pois com promessas eu acabava jacando sempre e acabava engordando td de novo.
    Sofri...mas venci! Hj luto para ser feliz adquirindo o corpo tão sonhado e a saude tão esperada.
    Adorei ....beijos

    ResponderExcluir
  3. 2011 será uma no de grande auto estima para você!!! Ficará cada vez mais magra e linda. mas nuna desista!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, adorei a mensagem veio de encontro comigo hoje, as dicas serão muito uteis pra mim, desejo á vc uma ótima terça, beijos querida.

    ResponderExcluir
  5. muito boa a reflexão, eu sempre tive e tenho ainda medo da mudança, me acomodo e me frustro ao invés de fazer o movimento e ir adiante, transformar o que incomoda em mim, 2010 foi pela primeira vez o ano que me comprometi em mudar e realmente to levando a serio, vou copiar a reflexão e imprimir, sempre que eu "empacar" irei ler
    bjim flor

    ResponderExcluir
  6. post motivador...eu sei q 2011 será mto bom pra mim tb nesse quesito, pois já dei o passo inicial em 2010 e espero colher os frutos logo.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  7. esse seu post de hj é a minha cara amiga
    obrigada
    muito beijos

    ResponderExcluir
  8. oi,to começando meu blog posso ser sua amiga.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post,será de grande ajuda!! bjoss e um ano noovo cheio de esperança e que possamos vencer cada obstaculo a nossa volta!!

    ResponderExcluir
  10. Menina, cada vez que eu venho aqui mais orgulhosa eu fico... Vc tá um ESPETÁCULO, Eli....
    Linda, linda de viver....
    Adoooooooooro esse cantinho!!!!
    Que venha 2011, com força, garra, autoestima lá em cima e muita força de viver!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Excelente o post, ótimo o 'sacode' no povo que se encosta no 'não posso, não consigo'. Muitas vezes, por não ter ousado tentar!
    Beijos, parabéns e em frente.

    ResponderExcluir
  12. Amiga um feliz 2011 para você também.
    adorei seu post.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Reamente amiga , fim de ano é momento de reflexões, mas é tão bom quando percebemos que temos um saldo positivo em nosso favor, que tomamos as atitudes certos e consequente veio o sucesso, isto é muito bom para podermos trasar as metas de 2011, e se erramos em algo mudarmos tambem. Um super beijo

    ResponderExcluir
  14. nossa amiga amei o post
    eu espero mudar muita coisa e tô trabalhando todos os dias para elas resultarem em coisas boas
    mas o mais dificil e começar depois a gente senti o gostinho da felicidade e se empolga

    ResponderExcluir
  15. É fundamental refletir sobre a vida para gerar mudanças.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  16. E em 2011 continuarás a tua caminhada:)))
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Realmente a mudança é dificil pois nos faz refletir e encarar quem realmente somos.
    Muitas vezes nos escondemos por trás dos quilinhos a mais e temos medo de ser mais bonita, mais realizada, mais feliz.
    Bjão, bom dia.

    ResponderExcluir