terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dietas restritivas e os riscos para sua saúde


A maioria das pessoas quer emagrecer 8 kg ou mais em 1 mês, mas se esquecem dos riscos à saúde. Para aqueles apressadinhos, sempre questiono: o peso extra com o qual você está hoje ganhou em 1 mês apenas? Então, não será em 1 mês que irá emagrecer tudo. Vá com calma! O ideal é emagrecer de 3 a 4 kg por mês de forma saudável.

As dietas restritivas ou da moda (dieta da USP, dieta da sopa, dieta da proteína e outras) emagrecem, sim, mas o efeito sanfona acontece, engordam novamente e prejudicam o organismo devido a baixas calorias e nutrientes. Alguns riscos dessas dietas são: desnutrição, cansaço, queda de cabelo e hipoglicemia, podendo chegar a desmaios e ao coma devido à baixa oferta de alimentos.

Cada pessoa possui sua TMB – Taxa de Metabolismo Basal –, que são as calorias mínimas que necessita para as funções vitais (coração, pulmão, cérebro...), e geralmente as dietas da moda ou restritivas não respeitam a TMB, deixando a pessoa fraca, sonolenta, suando frio, com tremores, fome e correndo todos os riscos listados acima.

Existem aquelas pessoas que associam as dietas da moda aos medicamentos para emagrecer, sem prescrição médica, aumentando ainda mais os riscos à saúde.

Sugestões

dieta1
Fuja das dietas da moda ou restritivas.



  dieta2

Ficar em jejum não emagrece. Faça de 5 a 6 refeições ao dia e em pequenas quantidades, priorizando os alimentos mais saudáveis, menos calóricos e naturais.
dieta4

Inicie uma atividade física ou esporte de sua preferência.



 dieta3
Seja determinado e persistente na alimentação e nos exercícios. Os resultados começam a aparecer com o tempo.
dieta5
Não use suplementos ou medicamentos sem a orientação de um nutricionista ou médico.







Kilza Miranda - CRN 5953 - é nutricionista graduada pelo Centro Universitário do Leste de MG (Unileste). Possui cursos de extensão em Nutrição Clínica Funcional - Personal Nutrition Funcional e Curso Prático de Atendimento Clínico Nutricional (NTR Cursos - Curitiba/ Belo Horizonte-MG).www.dicasdenutricao.com

4 comentários:

  1. Oi,,,
    Bom Dia !!!
    Passando pra te desejar um
    Natal cheio de luz...
    Bjus no coração....

    ResponderExcluir
  2. é flor, eu já fui levada por dietas malucas super restritivas e me dei mal em cada uma delas, hoje to aprendendo a respeitar meu corpo, meus limites e ir com calma , se adquiri mais de 20 quilos ao longo de 11 anos não é da noite pro dia que eles vão ser eliminados né, adorei o post, muito instrutivo
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona, concordo com o post muito importante saber a quantidade adquada para cada organismo, nem o pouco demais e nem os exageros, beijos flor.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, com um artigo bem claro e verdadeiro. O imediatismo, quando associado a qualquer processo de emagrecimento, só serve para tirar a pessoa do caminho que realmente funciona sem riscos e com efetividade e levá-la para métodos radicais, loucuras até, que depois geram no mínimo frustração (e este é dos males, o menor).
    Parabéns pelo que conquistou até agora. As fotos de antes e depois mostram uma nova mulher. Sempre bonita, sorridente, feliz, mas agora tudo mais, mais, mais. Em frente. Beijo.

    ResponderExcluir