quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Composição corporal / BALANÇO ENERGÉTICO


“Composição corporal” é um conceito que diz respeito às proporções de músculo, gordura, osso e outras partes vitais do corpo. Do ponto de vista funcional e de performance, a massa corporal, ou peso medido na balança, pode não ser uma medida tão útil porque oculta a contribuição relativa dos diferentes tecidos no valor resultante.

A manutenção, acréscimo ou decréscimo da massa corporal depende estritamente do que chamamos BALANÇO ENERGÉTICO: para construir tecidos, é preciso mais energia do que aquela consumida para sua manutenção. Para degradar tecidos (e portanto reduzir a massa corporal), é preciso que a entrada de energia seja inferior àquela necessária para manter a mesma massa.

Todos os fatores hormonais e de manipulação da composição macro-nutricional da dieta, em última instância, modulam esse grande determinante, que é o balanço energético. Alguns hormônios estimularão o consumo e degradação de substratos diversos, outros terão efeito inverso e estimularão a síntese de novas moléculas, mas tudo se subordina à matemática final do quanto entra e o quanto sai.

Exceto para indivíduos muito pouco familiarizados com o estímulo do treinamento, trata-se sempre de OTIMIZAR um efeito desejado e MINIMIZAR um efeito indesejado. Para quem quer ganhar massa magra, trata-se de administrar um regime de treino e dieta de maneira a estimular a maior conversão possível de substrato energético em proteína muscular em detrimento de tecido adiposo, mas é tudo uma questão de proporção. Para quem quer perder gordura, trata-se de encontrar a melhor estratégia para minimizar a perda de massa magra. Mas a verdade precisa ser dita: para indivíduos minimamente treinados, não é possível SIMULTANEAMENTE ganhar massa magra e perder gordura.

Em déficit calórico, ocorre sempre perda de tecido, por mais eficiente que seja a estratégia de preservar massa magra; em superávit calórico, ocorre sempre algum ganho de gordura, por mais eficiente que seja a estratégia anabólica para tecido muscular.

 TEXTO RETIRADO NA INTERNET, AUTOR DESCONHECIDO


2 comentários:

  1. Òtimo ter trazido este artigo esclarecedor, é bom compartilhar coisas assim.
    Desejo que já esteja se sentindo mais firme, fique tranquila,logo estará de novo caminhando serenamente em busca do seu objetivo. Lembre-se sempre do quanto capaz e vitoriosa é. E que isso não deve ser peso, pressão emocional e sim motivação para seguir. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oiiii!!! obrigada pela visitinha....
    se vc quiser inserir seu blog no clima de natal é facil, entra no scrappingblogs.blogspot.com e escolhe o fundo que vc quiser!!!
    Ah...se quiser participar do desafio é só mandar seus dados e peso do dia 01/12 e do dia 22/12 até o dia 22 no meu email, dia 23 sai o resultado, a vencedora vai ganhar um "mimo" bem legal! é uma forma de incentivo pra gente nessa fase do Natal! beijossssssssss

    ResponderExcluir