Uma alimentação saudável é ideal para manter a forma e até perder aquela barriginha indesejável.
EVITE:
Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Alimentos que retém líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.
Alimentos que favorecem uma barriga retinha:
As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas. No entanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições).
Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino).
.
Dicas para diminuir o volume da barriga
Dicas para diminuir o volume da barriga
Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a gordura localizada;
As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;
Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia).
Pratique atividade física - além de queimar calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com freqüência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal);
Fracione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.
Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.
Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.
Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.
Evite o consumo excessivo de sal, exemplos - Pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos( lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).
Aumente o consumo de alimentos diuréticos - erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas ( gengibre/ canela / cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.
Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.
Atenção a alguns adoçantes - alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.
Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).
Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.
Texto Retirado do site: http://www.copacabanarunners.net/barriga.html
ótimas dicas, preciso modificar algumas coisas na minha alimentação, eu adorooo queijo, feijão e presunto... tb preciso dar uma atenção ao leite, de repente tenho msm alguma intolerancia pq qdo tomo o de soja as coisas melhoram... adorei passar por aki e aumentar meu aprendizado, vou levar as dicas comigo, a gente se reeduca mas ainda faz algumas coisas errado né
ResponderExcluirboa quarta flor
Oiiiiiiii
ResponderExcluirTo te seguindo agora... temos a mesma altura e a mesma meta..
bjuuuuu
Parabens pelo blogggggg e força nas metasss
ResponderExcluirbora bora perder barriga.
Super abraço
Luciana do Belíssima
Amei as dicas Eli, vou colocar em pratica. Bjus.
ResponderExcluirOi guriazinha, como está? Uhm, AMEIIII as dicas, vou anotar tudinho, e quem sabe até copiar para colocar no meu bloguinho, posso? Beijos, tenha uma ótima quarta feira e até mais.
ResponderExcluirExcelentes dicas... É sempre bom relembrar:)
ResponderExcluirOi, essas dicas são ótimas! Parece que se comermos melão, melancia, pepino...etc..acompanhado com outro alimento tbm ajuda a produzir gases..
ResponderExcluirEstou falando isso, pois semana que vem faço uma cirurgia no coração e minha nutricionista pediu que eu evitasse, pois consumo bastante esses alimentos!
Ah, beijooooooo! e um ótimo dia!
ResponderExcluir