segunda-feira, 5 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DE EMAGRECER


Emagrecer é importante tanto para a estética quanto para a saúde. A obesidade além de encurtar a vida é também fator de risco: o diabetes e hipertensão arterial, além de agravar muitas outras. O emagrecimento pode fazer retroceder a expressão clínica do diabetes e da hipertensão arterial. A obesidade também agrava as dores articulares e musculares em decorrência do peso desnecessário. Por tudo isto, a obesidade é um problema de saúde pública de gravidade progressiva preocupando as sociedades mais desenvolvidas. A obesidade é determinada pela genética associada ao estilo de vida. Pessoas geneticamente programadas para serem obesas devem se compensar com exercícios físicos e dieta hipocalórica. Medicamentos e psicoterapia podem ser necessários em casos mais complexos. Uma difícil parte do tratamento do obeso é a dieta. O obeso tem realmente uma fome demasiada devido seu limiar cerebral para a saciedade ser pouco sensível. De qualquer maneira, o obeso em tratamento terá que saber lidar com algumas frustrações próprias das restrições alimentares necessárias. As gorduras corporais são reservas energéticas acumuladas que sobraram do balanço calórico, que é o resultado prático das calorias ingeridas menos as colorias gastas com as atividades físicas. O fundamento terapêutico do emagrecimento é concluir um balanço calórico negativo. Isto justifica o necessário binômio: dieta / exercícios.

(*) DR. IZIDORO DE HIROKI FLUMIGNAN, crm 54.45054-3 é médico, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e diretor do Instituto Flumignano de Medicina – Brasil.

10 comentários:

  1. Eli minha querida, fiquei muito feliz por você lembrar de mim ao indicar cinco amigas para dar o selinho. Eu amei, conte comigo pro que der e vier. E na primeira oportunidade ficarei muito mais feliz em poder retribuir tanto carinho.
    Beijos da amiga Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Eli, passei para ver as novidades e desejar uma boa semana. Vou ler seu post ainda....

    bjsbjs

    ResponderExcluir
  3. A net não tá ajudando, por isso passo rapidão para desejar uma semana linda e light pra ti!!! bjus!

    ResponderExcluir
  4. oi amiga tudo bem, gostei dessa informação "O obeso tem realmente uma fome demasiada devido seu limiar cerebral para a saciedade ser pouco sensível" tá vendo tem uma explicação científica para a "dona Draga" kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Eli,eu sei que emagrecer é um suplício. Sei que o resultado final é maravilhoso, mas o caminho é duro.
    Mas vamos lá, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi lindeza.. obrigada pela visitinha.. vim retribuir..e pode contar com meu apoio sempre.. bjokas

    ResponderExcluir
  7. Nossa...é tão sério isso né....temos que descontrair nossa RA..pra não pirar nessa de emagrecer, mas não fácil mesmo, lutar contra uma doença séria como a obesidade. Ainda bem que existe este mundo dos blogs que nos juda tanto né!!!
    bjinhos e olha fiquei feliz que pensou, pensou e resolveu entrar no desafio. Espero seus dados para preencher a planilha tá...e o blog do desafio está pronto.
    http://quantopesaseupresente.blogspot.com
    bjinhos e Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,

    Texto muito esclarecedor.

    Te desejo um ótimo dia!

    Bjo!

    ResponderExcluir