quinta-feira, 17 de março de 2011

Porque o açúcar e a gordura são considerados vilões para a nossa saúde?


Alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser consumidos com moderação. O problema está no excesso, ou seja, as pessoas hoje em dia abusam de alimentos ricos nesses ingredientes e deixam de dar prioridade para alimentos mais saudáveis como as frutas e os vegetais em geral.

A gordura é um nutriente que se consumido em pequenas quantidades é essencial para a manutenção da nossa saúde. Ela é importante para a absorção das vitaminas A, D, E e K, para a produção de hormônios sexuais, etc. No entanto, em excesso é responsável por doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Hoje já se sabe que o excesso de gordura tem um forte vínculo com cânceres de mama e próstata. Orientamos sempre as pessoas a evitarem alimentos excessivamente gordurosos e utilizar pequena quantidade de óleo vegetal no preparo de alimentos (os melhores são o oliva, canola, milho, girassol e soja). Evitar banha animal e gorduras hidrogenadas.

O açúcar (refinado, cristal ou mascavo) é um alimento energético que fornece apenas calorias, não contendo nenhum valor nutricional. O seu consumo excessivo tem sido associado a doenças como a obesidade e o diabetes, além de ser o principal vilão das cáries. Sempre que comemos açúcar o nosso pâncreas libera insulina, um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. Quando comemos muito açúcar, ocorre uma hiperinsulinemia, ou seja, uma alta taxa de insulina no sangue. A sobrecarga constante de insulina, pode alterar a produção normal do hormônio e levar o indivíduo a desenvolver o diabetes do tipo 2, conhecido como diabetes de adulto.

7 comentários:

  1. é o que penso, a gente pode sim comer de tudo, mas nas quantidades corretas, detesto dieta restritiva, prefiro me reeducar, acredito q restringir alimentação apenas pra quem tem alguma doença algum disturbio q não possa mesmo comer, mas quem ta se reeducando pra emagrecer pode sim comer de td mas em quantidades certas

    ResponderExcluir
  2. Tbm acho, podemos comer de tudo mas com bom senso né, moderação é tudo e menos nesse caso é sempre melhor
    Bj

    ResponderExcluir
  3. saudadesssss


    To de volta... Senti saudades e claro vim dar um oizinho

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Eli, tudo bem? Estava visitando alguns blogs e encontrei seu endereço. :)

    Concordo que o problema está no excesso. Até porque temos que aprender que a reeducação alimentar é eterna, e certos alimentos estarão sempre presentes na nossa vida. O importante é comer com bom senso, em quantidade moderada.

    Estou te seguindo.

    meu blog: http://unimultiplicidade.com/blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eli,graças a Deus eu não suporto o açucar branco..me ansia sabia,uso o mascavo que é uma dilicia!

    ResponderExcluir
  6. É verdade neh,hoje em dia oque mais nos atrai são os doces e frituras,aff graças a DEUS estou conseguindo me livrar desses vicios aos poucos ..
    Bjkas fica com DEUS

    ResponderExcluir
  7. A máxima é : Equilíbrio em tudo na vida...
    bjs e ótimo findi

    ResponderExcluir