terça-feira, 1 de março de 2011

“Fatorexia”: o gordo que se enxerga magro


Britânica cria site, publica livro sobre “fatorexia” e espera que o transtorno seja reconhecido pelos médicos

Acostumada a se olhar no espelho e ver uma pessoa de peso ideal, a britânica Sara Bird, de 44 anos, descobriu há cinco anos que seu corpo não era exatamente como acreditava: numa visita ao médico, ela se assustou com a revelação de que estava obesa, pesando 30 quilos a mais do que imaginava. Sem saber como não havia percebido o tamanho real do seu corpo, ela resolveu nomear esta espécie de anorexia reversa como “fatorexia” (na tradução literal, “gordorexia”).

Em março deste ano, Bird lançou no Reino Unido o livro chamado “Fatorexia: What Do You See When You Look In The Mirror?” (na tradução literal para o português, “Gordorexia: O que Você Vê Quando se Olha no Espelho?”), em que conta sobre o seu suposto transtorno alimentar. “Quando eu me olhava no espelho, via uma pessoa confiante e magra, mas, na verdade, estava obesa”, conta a britânica em seu site . Antes de perceber que estava longe do peso ideal, Bird conta que costumava cortar as etiquetas de tamanho grande das roupas e fingia que não se alimentava excessivamente.

Quando subiu na balança e foi diagnosticada como obesa pelo médico, ela começou a correr atrás de informações que revelassem mais sobre a “fatorexia”. Bird iniciou, então, uma pesquisa de campo e encontrou outros indivíduos que passavam pelo mesmo sofrimento. “Concluí que, uma vez que você perdeu peso três ou quatro vezes na vida, você acaba ganhando mais peso no final de cada ciclo de emagrecimento. Neste momento, embora você continue gordo, acha que está magro e apresenta as características de uma anorexia invertida”, explicou ao site britânico DailyMail.co.uk.

Além de querer esclarecer a outros possíveis “gordoréxicos” sobre a suposta existência de tal distúrbio alimentar, Bird busca o reconhecimento médico do problema. Para Fábio Salzano, psiquiatra do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, pode ser que o distúrbio de Bird já seja reconhecido. “Indivíduos com Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), que comem exageradamente sem tomar medidas compensatórias – como vômitos autoinduzidos –, normalmente são obesos e não se dão conta disso”, explica. Segundo Salzano, as vítimas deste transtorno comem muito, mas não percebem que ingerem uma qualidade anormal de alimento.

No entanto, não é que as pessoas com TCAP se veem magras a ponto de acharem que pesam 40 quilos quando pesam 90. De acordo com Salzano, as vítimas deste problema não se acham tão gordas quanto são e acreditam que pesam de 20 a 30 quilos menos do que pesam na realidade. Ele explica que existem diversas maneiras de avaliar a imagem corporal, e o caso de Bird também pode ser o de uma extrema distorção da imagem. “O número de pacientes com este problema não é grande, mas existem pessoas que tendem a minimizar a situação e não se acham tão obesas quanto são”, afirma.

Para Bird, descobrir que você é um “gordoréxico”, como ela apelidou o distúrbio, pode mudar sua vida. “Não porque existe uma fórmula contra isso, mas porque o reconhecimento desta condição pode prevenir o ganho de peso excessivo”, explicou ao Daily Mail.

10 comentários:

  1. menina que post interessante, eu nunca me olhei assim mas o transtorno deve ser tão ruim qto o anorexico q se ve enorme... já conheci pessoas q estavam bem acima do peso e achavam q era tranquilo q podiam msm estar menos gordos q aparentavam aos olhos dos outros
    bjim e bom dia

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida...

    Amei a matéria da sua postagem e acho sinceramente que eu 'era' uma gordoréxica...
    Sério!
    Disse 'era' pq agora já fui diagnostica como obesa (cheguei a me pesar 89,3kg com 1,61cm de altura) e estou em tratamento com nutricionista e psicóloga...E estou fazendo o caminho de volta, nadando contra a maré, rumo a minha vitória contra a balança!

    Adorei o seu blog...Está convidada a conhecer o meu tbm!

    Bjão

    [Mya]

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas fotos de Antes e Depois
    Quanta diferença eim! Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oii Flor,nossa achei muito interressante essa materia...
    As vezes tenho medo de me ver assim no espelho...
    Bjkas tenha uma otima semaninha light

    ResponderExcluir
  5. OI ELIS,BOA TARDE!
    GOSTEI MUITO DESTE POST,TEM MUITA GENTE POR AÍ SOFRENDO DESTE TRANSTORNO E NEM SABE!
    UM ÓTIMO MES DE MARÇO PRA VC!BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  6. Oiiii querida , nunca tinha ouvido falar em “fatorexia” , achei super interessante este post. Vim hj só para deixar um beijão, e dizer que to com saudades de suas visitas rsrs.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Eli! Uma semana light para ti. Obrigada pela visita e comentário no meu blog. Parabéns aos quilos eliminados. Gostei do teu blog e já estou a seguir. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Eli
    que texto interessante, eu não me vejo
    magra ( estou livre dessa doença), mas ultimamente ando demotivada...n coisas...
    mas, tenho sempre vindo aqui, buscar motivação, e torcendo por vcs, amiga tenha uma boa noita, beijos.

    ResponderExcluir
  9. querida amiga venho gentilmente pedir para que siga o novo endereço do meu blog
    www.ficandoemforma.blogspot.com
    Pois o endereço da penelope se encontra com problemas de atualização da hora e sera importado para esse novo endereço.
    Peço gentilmente, que passe a me seguir no blog citado acima,até mesmo devido ao sorteio do blog, só vai concorrer quem for seguidora e as incrições se encerram dia 07.03
    espero você no meu novo endereço
    http://ficandoemforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. aaaaaaaaffffffffffffff
    eu ja passei por isso, mas
    não era eu que me enchergava magra
    era as pessoas que mentiam pra mim
    quando me perguntavam meu peso eu dizia com quanto estava,e elas me falavam nem parece que vc tem tudo isso
    aaaaaaafffffffffff
    eu estava passada de gorda kkkk
    ai depois que emagreci eu vi o quanto era enganada pelas pessoas e por mim mesma

    ResponderExcluir