quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A vida de um gordo em 11 fases...


Inspiradas em um especialista em efeito-sanfona (Christian Gump, ou seja, eu mesmo!), seguem abaixo as fases na vida de um gordo:

1. A Ilusão

Nessa fase, acha que é magro por natureza e nada pode mudar isso. Come muito e se exercita pouco.
A vida é um enorme rodízio de pizzas.

2. A Negação

Começa a receber apelidos como “Zé Barriguinha“. Acha uma extrema injustiça, e xinga todo mundo que vier falar que está gordo.
Vai a uma churrascaria para extravasar a raiva.

3. Um Princípio de Consciência

Começa finalmente a perceber que engordou, e decide tomar uma providência: pára de se pesar! Afinal, se não souber do problema, ele não existe.
Come uma barra de chocolate para relaxar.

4. O Susto

Quando finalmente se pesa, vê que está obeso e pensa: “Como fui chegar nesse ponto?
Entra em depressão. Fica sem vontade de sair (“uma pessoa tão gorda não pode ser vista em público“), sem vontade de dormir, nenhuma vontade de trabalhar. Mas tem Muita vontade de comer.
Fica extremamente deprimido quando é usado como ponto de referência:
- A impressora fica ali do lado daquele gordo
Percebe também que não é mais o “loirinho” ou “aquele cara alto“. Passa a ser “o gordão“.
Come o estoque de comida de um mês em 3 dias, para aliviar a frustração.

5. A aceitação

Começa a fazer piadinhas de si próprio:
- O elevador vai cair agora que eu entrei!
- Eu só faço a posição “gangorra”!
Também começa a falar seu peso em toneladas. Ex.: 0,115 toneladas.
Tem orgulho das façanhas nas churrascarias e rodízios de pizza.
Critica a sociedade. Afinal, ela só julga as pessoas pela aparência.
Comemora a auto-aceitação comendo tudo que vê pela frente.

6. Um Princípio de Insatisfação

A vida é muito boa, com muitas orgias gastronômicas, mas algo está errado. Não faz mais sucesso com o sexo oposto, não é mais chamado para atividades que envolvam algum tipo de atividade física, e é sempre a vítima preferencial das piadinhas.
Pede uma pizza para ajudar a pensar de deve iniciar uma dieta.

7. O Surto

Até olhar-se no espelho lhe faz mal. Comprar roupas é a atividade mais depressiva do mundo. Culpa-se por ter deixado a banha ocupar a maior parte de seu corpo. Comer continua sendo bom, mas passou a ser um ato sempre acompanhado de culpa.
Durante essa fase, são inúmeros os momentos de loucura em que passa alguns dias comendo só duas folhas de alface, até não aguentar mais e comer tudo que tem na geladeira. Inclusive o que deixou vencer nos dias em que só comeu mato.
Tal qual um viciado, “injeta” chocolate na veia, seu único momento feliz do dia; depois, vem a culpa e a depressão.

8. Um Princípio de Consciência.

Recuperado da depressão da fase do surto, começa a perceber que pode mudar.
Essa fase é a famosa “Segunda eu começo!“.
Na verdade, o que o gordo pensa é: “Segunda eu começo! Então hoje vou fazer uma ‘despedida‘”.
E corre para a churrascaria no almoço, toma um pote de sorvete à tarde e vai a um rodízio de massas à noite.
Ah sim! Há uma regra não escrita nessa fase. Se não conseguir começar na segunda, é totalmente proibido ao gordo começar a dieta na terça. Nesse caso deve-se tirar a semana inteira para “despedidas”, para só na próxima segunda-feira começar a dieta.

9. A Consciência

Depois de ganhar mais de 5 kg nas “despedidas”, toma realmente consciência de que precisa melhorar. Mas ainda não sabe bem como. É a fase mais bizarra, e 80% dos gordos nunca passam dela.
É a época em que tenta-se de tudo.
Primeiro, o gordo passa 6 horas por dia fazendo exercícios e, após isso, come 1 quilo de comida. “Agora eu sou um atleta, então posso“.
Depois, experimenta as dietas da moda. Passa uma semana só tomando leite; 3 dias comendo ovo com laranja; 6 dias só tomando sopa; 5 dias tentando a dieta de Atkins; 5 dias a base de Shakes de dieta; e tenta até a famigerada dieta da USP, que nem da USP é.
Entre uma tentativa de dieta e outra, há uma recaída para a fase anterior. “Já que não deu certo essa dieta, na segunda eu começo outra! Qual é mesmo o número do disk-pizza? Preciso me despedir mais uma vez de uma bela meia portuguesa meia calabresa“.

10. Um Princípio de Mudança

Depois de aprender que fazer jejum completo ou ficar doente de tanto fazer exercícios são atitudes que, isoladas, não resolvem nada, ele passa a aprender como emagrecer de verdade. Vira especialista em dieta e exercícios.
Na verdade, fica obcecado. As únicas pessoas que respeita e admira são as que conheceu na academia. Olha horrorizado para os colegas de trabalho comendo aquela feijoada gordurosa no almoço ou tomando café com açúcar, aquele veneno branco. Faz longos discursos acerca dos males de uma alimentação ruim e da falta de exercícios.
Nesse momento, já não é um simples gordo.
É um gordo chato!

11. A mudança

Poucas pessoas chegam realmente nessa fase, onde a obsessão e a neura passam um pouco. Depois de persistir na dieta e nos exercícios ele se torna, novamente, um cara magro. Talvez até mais saudável do que era antes.
Tão saudável que acha que acha que nada pode mudar isso e…
Ops!! Começa tudo de novo!





17 comentários:

  1. hahahaha muito bom né ...comico e meio tragico pq acontece as vezes mesmo assim... fui ver em que fase eu me enquadro kkkkkkkk e descobri que estou na sete kkkkk O surto
    nossa me vi ali kkkk
    bjim flor

    ResponderExcluir
  2. kkkkk pura verdade!! me reconheci neste post..bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, perfeita a descrição destas fases. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi flor
    Vc descreveu todas nos neste post, só não aceito mais a ultina parte começar tudo de novo, quero manter para sempre esta rotina de saúde.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. kakakakakaka
    puts menina show
    esse teu post é incrivel
    ameiiiiiiii
    bjinhusss

    ResponderExcluir
  6. ahhhhh
    só mais um comentariozinho
    CARACA MENINA TU TÁ LINDAAAAAAAA
    NOSSA EMAGRECEU MUIIIIIIIIIIIIIIIITO
    ai ai
    um dia eu chego lá
    se Deus quiser
    bjinhusssss

    ResponderExcluir
  7. Eli, quem escreveu isso só pode ser um gordo, kakakaakka
    Muito bom!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. esse post sou eu..kkkkkk vivo nos topicos 8. 9, 10 e 11...rs
    bjs bjs e fike com Deus

    ResponderExcluir
  9. Eu vou começar comentando aquele post lá embaixo, sobre a flacidez, que só hoje tive oportunidade de ler, tá? Querida, eu comecei meu processo com 140kg e já com 46 anos e meio de idade. Um corpo imenso, muito deformado, onde já habitavam há muito tempo celulites e flacidez, entre outras coisas. Nâo havia, portanto, como emagrecer mais de 50kg, como foi o meu caso, ficando durinha, durinha, durinha. Musculação, não posso fazer por motivos médicos (e nem gosto mesmo). No meu caso, eu desencanei e me propus a, futuramente, tentar fazer plásticas para minimizar o que fosse possível. Mas não foi possível ainda, agora tenho uns 16 kg a reverter, depois é que vou de novo pensar no assunto 'plástica'.
    No entanto, onde quero chegar? Que para tudo há um meio de caminho. E se você estivesse ainda com aquele peso todo de antes, não teria ficado mais flácida em alguns lugares, mas estaria bem? EStaria tudinha, com tudo no lugar? Não.
    Então, você está emagrecendo, se cuidando, mandou muitos quilos embora e outros tantos irão também.
    Existem trabalhos de massagem que ajudam bastante nisso, para você sentir-se melhor.Mas não fique grilada não, porque está no meio do caminho, sem quebrar ovos não há omelete, querida.
    Movimente-se, capriche na ativ. física, pesquise sobre massagens e drenagem linfática, no futuro você talvez consiga fazer as plásticas que venha a precisar aos poucos, ou por um plano de saúde, ou de forma parcelada.
    O fato é que tudo isso está acontecendpo porque você está se cuidando, mandando embora um peso que a colocava em risco, a deixava com tantos problemas etc.
    Vá em frente.
    Bacaninha esse post. Que seja uma inspiração, a partir do ponto em que mostra que a mudança é possível. Se bem que você, olhando tudo que já conseguiu, sabe direitinho que é!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eli! Adorei o post e me vi em algumas fases, já fui bem magra e voltei a engordar, mas agora to vacinada, vou fazer manutenção pra vida toda! bjs

    ResponderExcluir
  11. Foi você mesma que fez , né?

    Ficou muito criativo e bem realista.

    parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post!!!kkkkkkkkkkk
    Me vi em muitas dessas fases mesmo!!kkkkkkk
    Flor força e sucesso sempre,tá?
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Hahaha...adorei o post!!! Estou na fase 11, ainda bem... E espero que não comece de novo!!! Rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. é amiga, seria muito cômico se não fosse tão trágico, a verdade é q acho q todas q lemos isso já passamos por pelo menos 90% dos passos... realmente não é fácil, disciplina e determinação é a base de qq dieta, vamos continuar na luta, mas dessa vez vencermos!!!bjsss

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, talvez vc não se lembre de mim, mas eu tinha um blog, e te seguia...desisti do blog, da Ra enfim...de mim...resultado? Engordei tudo de novo...estou de volta e venho aqui te ver e aplaudir suas vitórias que foram muitas...parabéns, vc me inspira, não vou nunca mais desistirde mim.
    Te desejo um ótimo fds...c cuida...bjokas

    ResponderExcluir
  16. kkkk, adorei, me vi em cada uma delas...
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Hahahaha, mto bom!!!!

    Espero que eu chegue a última fase!!!

    Bjosss!

    ResponderExcluir