terça-feira, 5 de abril de 2011

Alimentos light: será que eles são mesmo a melhor opção na dieta?

 

Eles também possuem calorias e precisam ser consumidos com cuidado e moderação


É só começar a dieta que muita gente não hesita em encher o carrinho de compras com alimentos lights. Só para ter uma idéia do peso dessa turma no cardápio dos brasileiros, um levantamento feito pela Indústria Brasileira de Alimentos Dietéticos (Abiad) mostrou que esses produtos estão presentes em mais de 35% dos lares da população. A grande preferência por eles está relacionada à idéia de que eles aumentam as chances de perder peso ao fazer dieta para emagrecer.

É aí que muita gente erra a mão, ignorando até mesmo as quantidades das porções. Os "lights" também têm calorias e, quando ingeridos em excesso, contribuem tanto quanto a versão convencional para o ganho de peso. Conversamos com as nutricionistas Camila Abreu e Ana Paula Souza que esclarecem as dúvidas a respeito desses alimentos.

É light ou diet?

Os termos ainda confundem, mas a diferença entre os dois é grande. Entretanto, diet é aquele produto que indica em sua embalagem a ausência total de algum nutriente ou ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, a lactose, entre outros.

Segundo a nutricionista Camila Abreu, a escolha do "diet" deve variar conforme a necessidade de cada pessoa. "Produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, por exemplo. Para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura e assim por diante", completa a profissional.

Já os alimentos classificados como "light" têm uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado elemento de sua composição em relação ao alimento tradicional. "São aqueles com baixo teor de componentes - sódio, açúcares, gorduras, colesterol - e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os diet", explica Camila.

O produto Light faz mal?

Na verdade, não é que eles fazem mal. "É que muitos produtos light têm adoçante e essa substância, quando consumida em excesso, pode fazer mal no futuro", esclarece a nutricionista Ana Paula Souza. Apesar de existirem muitas pesquisas sobre o assunto, os malefícios do adoçante não são comprovados.

Como o adoçante é químico, a substituição por mel ou açúcar mascavo pode ser feita. "Eu indico a substituição pelo açúcar Demerara que é ainda mais saudável do que o açúcar mascavo, por conter mais nutrientes", recomenda Ana Paula.

É light mesmo?

A informação deve estar impressa nas embalagens. Se você identificar uma redução de, pelo menos, 25% de nutrientes ou calorias num alimento, ele pode ser considerado light. Apesar disso, a própria tabela nutricional pode confundir o consumidor. Ás vezes, um pão normal tem uma tabela em que se avalia 30 gramas do produto, enquanto o pão light possui uma que considera a porção de 20 gramas. Por isso, deve-se ficar atento ao rótulo e verificar a proporcionalidade entre eles.

A nutricionista Camila Abreu enfatiza que não é preciso consumir apenas alimentos diet ou light. O importante são os conceitos de bom-senso e moderação. "Mesmo se o alimento for light fique atento às quantidades ingeridas. Não só a escolha dos alimentos certos, mas também a quantidade é o que faz alguém engordar ou emagrecer", aponta a nutricionista.  

Substituições inteligentes

Em alguns casos, a escolha do alimento light é, de fato, a mais saudável para sua alimentação. Troque sempre o leite integral, que possui muita gordura, pelo desnatado. Se achar que o gosto é muito diferente, opte pelo semi-desnatado. "Essa dica também vale para outros produtos lácteos, como os iogurtes", diz Camila Abreu.

Para os fãs de chocolate, a boa notícia é que as versões meio-amarga e com 75% de cacau têm ação antioxidante e são mais saudáveis que a tradicional ou a diet, que possui mais gordura em sua formulação.

Trocar a famosa manteiga do pãozinho francês por uma margarina light em um pão integral também compensa. "Além da redução de gordura e calorias, é uma opção de lanche mais saudável, pois os alimentos integrais contêm mais fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e na saciedade", afirma a nutricionista.

As geleias e achocolatados também podem (e devem!) ser substituídos pelas versões light, pois realmente se diferenciam nas calorias das versões tradicionais. Já os refrigerantes, mesmo os "lights", devem ser consumidos com moderação por causa do adoçante, do sódio e do gás. Prefira os sucos naturais, que carregam todos os nutrientes das frutas.

Acessado em: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13063-Alimentos-light-sera-que-eles-sao-mesmo-a-melhor-opcao-na-dieta.htm

13 comentários:

  1. Oii Flor,


    Passando pra deixar um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eli:

    Eu, pessoalmente, recomendo o uso da stevia, adoçante natural.
    Uso desde que meu nutricionista, que tem PHD em nutrição funcional, me contou horrores sobre o aspartame, especialmente o que está no seguinte site, e não é lenda:
    http://www.laleva.cc/pt/alimentos/aspartame_verdade.html


    Bjs,
    Alana.

    Tem mais em:

    http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/155/aspartame-especialistas-dizem-que-uso-inadequado-pode-trazer-problemas

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, adorei a matéria, eu tbm não vivo sem meu adoçante de cada dia!
    Mil bjokas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu só faço uso de produtos light ou diet quando a quantidade de calorias é muito menor que a do produto normal. Do contrário, uso o normal mesmo. Leite desnatado, requeijão light, pão integral, dessas coisas eu não abro mão.

    Beijos

    http://unimultiplicidade.com/blog

    ResponderExcluir
  6. Fica a dica para o pessoal olhar não apenas as calorias dos produtos, mas também o teor de Sódio, que ingerido em grande quantidade pode acarretar em doenças como Hipertensão Arterial e até Insuficiência Renal,além das malditas gorduras trans e do açúcar.
    Bjs, adorei a postagem

    ResponderExcluir
  7. Adorei seus posts muito bom ter esses informações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Eli...muito bom o post.
    Eu troco quando posso, pq as vezes a grana aperta...dai fica complicado.Mas prefiro frutas dai faço suco e como.Eu não tomo mais refri, desde que comecei a RA (DIA 29/01) e juro q não sofro por causa disso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!

    Que sorrisão maravilhoso!
    Eu uso o linea, e adoro!Uso produtos sempre lights.mas cuido do sal, pois a versão light geralmente tem mais sódio!
    E vamos que vamos1
    otima e magrovilhosa quarta!
    bjux e shlaom

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    muito esclarecedor esse texto, eu mesma estou trocando muitos produtos tradicionais pelas versões light e diet, valeu, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá..sou nova por aqui...rs estou te seguindo, gostaria de compartilhar experiencias de emagrecimento...bjao, Nat

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, parabens pelo post, não uso muito light ou diet, pois custam mais e o maridão chia rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Ola, passando só para te desejar um otimo final de semana.

    ResponderExcluir