terça-feira, 22 de março de 2011

Como tirar nossas medidas...


Tirar as medidas é muito simples, basta colocar a fita métrica ao redor das partes indicadas, sem apertar, deixando-a rente ao corpo.


A) BUSTO: contorne o tronco passando a fita métrica abaixo das axilas e sobre o ponto mais saliente do busto, sem apertar.


B) CINTURA: contorne a cintura com a fita métrica, a cintura fica mais ou menos a dois dedos acima do umbigo. A fita deve passar sobre o ponto de menor perímetro;


C) QUADRIS/ ANCAS: contorne com a fita métrica a parte mais larga dos quadris que fica, em geral, 20 cm abaixo da cintura;


E) CULOTES/COXAS: com as pernas juntas passar a fita métrica abaixo da dobra do glúteo; ou então medir apenas uma de cada vez na mesma zona.

Outras medidas


-BRAÇOS: pode ser medido de duas formas:

»relaxado - com o braço ao lado do corpo relaxado e um pouco abduzido ou mão na cintura, circundar a fita a nível do ponto meso-umeral ou de maior perímetro;

»contraído - flexionado a 45 graus com os cotovelos à altura dos ombros contraindo o bíceps, sobre o ponto de maior perímetro;

- Panturrilhas/BARRIGA DAS PERNAS: com os pés ligeiramente afastados, distribuindo o peso do corpo entre ambas as pernas medir no ponto de maior perímetro. 


Para ajudar neste processo, use um espelho grande para poder acompanhar a linha da fita métrica.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nova Semana, Novas Expectativas


Olá Amiguinhas,

Tudo bem com USTEDES?!

Eu estou bem, mas, ainda com aquele desempenho "morno" na RA e na AF. É bem verdade que não engordei estes dias que passaram, mas também meu emagrecimento foi insignificante... Vamos ver se mudo esta realidade?!!!

Falando-se em mudança, decidi que vou recomeçar a não me permitir certas comidinhas, nada de excessão. Vou seguir a "risca" a dieta que minha nutricionista sugeriu, afinal, ela, mais do que eu, sabe os resultados que cada alimento poderá fazer em meu organismo (ela estudou e estuda para isto!).

...

Reparem, estava assim: até que me alimentava pouco, mas quando exagerava, ingeria exatamente o que tem mais colorias... Isto explica o porquê de eu ter parado de emagrecer como antes, o problema não é meu organismo que já acostumou com minha alimentação e travou a perda de peso. O real problema é a falta de disciplina e as excessões diárias... Tenho certeza disto, pois sei como estava comendo e como passei a comer!!! Mas, estamos numa nova semana, ou seja, mais uma possibilidade deu fazer o certo...

E aí Amiguinhas, vamos comigo fazer o certo?! Vamos ver quais nossos erros na RA e tentarmos consertá-los?!

...

Próxima sexta-feira, digo a vocês meu desempenho na semana de RA, e mostrarei que fazendo tudo certinho o peso é eliminado sim. Hoje, estou com 110,00 kg.

Ótima Semana!!!

Deus nos guarde e guie...
Beijos no Coração


...

sábado, 19 de março de 2011

Comer carboidratos à noite engorda ???


O segredo é balancear bem os nutrientes, sem exagerar em nenhum deles

A verdade: o que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias. As calorias dos carboidratos são iguais as das proteínas ou das gorduras. Dessa maneira, os carboidratos ingeridos à noite não podem ser os culpados pelo ganho de peso ou pela dificuldade em emagrecer.

O que se sabe:
durante à noite, o metabolismo diminui. Ingerir uma refeição "mais leve", ou seja, com menor quantidade de gorduras e carboidratos refinados antes de deitar, é indicado. Assim, evita-se prejudicar a digestão o que poderia causar algum desconforto durante o sono.

O que é errado: concentrar um nutriente em uma refeição não é desejado. Por isso, os carboidratos devem estar distribuídos em, pelo menos, 5 refeições ao dia (as 3 principais e pequenos lanches entre elas).

O que comer: prefira os alimentos contendo carboidratos complexos que estão presentes nos alimentos integrais (arroz, farinha, aveia), nas verduras, legumes e frutas. Esse tipo de carboidratos faz com que a glicemia aumente lentamente, fazendo com que a fome demore mais a aparecer.

O que evitar: evite os alimentos ricos em carboidratos e que apresentam baixa quantidade de água. Esses alimentos são os feitos à base de farinha como, massa, pães, bolos, tortas. Tire todas as suas dúvidas e emagreça definitivamente sem passar fome. Comece o Programa Dieta e Saúde, mude seu corpo em poucas semanas e realize seu sonho.

Roberta Stella, nutricionista responsável pelo Programa de Emagrecimento Dieta e Saúde.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Conseqüências Metabólicas do Uso Prolongado do Jejum ou de Dietas Hipocalóricas para Redução De Peso

O uso de dietas restritivas no tratamento da obesidade tem seu efeito máximo no jejum, atingindo redução de peso de 8,4 – 10 kg/semana. Entretanto a partir do relato de mortes súbitas por arritmia cardíaca a oferta de dietas contendo menos que 200 kcal/d foi abolida e aquelas até 800 kcal/dia passaram a ser oferecidas apenas sob internação hospitalar ou supervisão médica diária, apresentando reduções de 1,5 a 2,5 kg/sem.

Perdas de peso de 10% no ritmo de 0,5 kg/semana como a observada com dietas de 800 – 1200 kcal/dia são consideradas as mais seguras e com maiores chances de serem mantidas. No geral, a restrição energética, já a partir de 45% resulta em perda de massa magra de até 25% do peso perdido, advindo flacidez e fraqueza. Paralelamente, há distúrbios hidroeletrolíticos, anemia, dislipidemias e anormalidades hepáticas.

Em resumo, todas as dietas restritivas em energia trazem conseqüências metabólicas cujas gravidades têm magnitude associadas à composição da dieta e a duração do seu uso. Assim, todas as dietas restritivas em energia são eficientes na redução do peso em proporção ao grau de restrição e duração do seu uso sendo que a segurança do seu uso e a sustentação dos resultados ocorrem em proporção inversa à intensidade da restrição.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Porque o açúcar e a gordura são considerados vilões para a nossa saúde?


Alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser consumidos com moderação. O problema está no excesso, ou seja, as pessoas hoje em dia abusam de alimentos ricos nesses ingredientes e deixam de dar prioridade para alimentos mais saudáveis como as frutas e os vegetais em geral.

A gordura é um nutriente que se consumido em pequenas quantidades é essencial para a manutenção da nossa saúde. Ela é importante para a absorção das vitaminas A, D, E e K, para a produção de hormônios sexuais, etc. No entanto, em excesso é responsável por doenças cardiovasculares, obesidade e até câncer. Hoje já se sabe que o excesso de gordura tem um forte vínculo com cânceres de mama e próstata. Orientamos sempre as pessoas a evitarem alimentos excessivamente gordurosos e utilizar pequena quantidade de óleo vegetal no preparo de alimentos (os melhores são o oliva, canola, milho, girassol e soja). Evitar banha animal e gorduras hidrogenadas.

O açúcar (refinado, cristal ou mascavo) é um alimento energético que fornece apenas calorias, não contendo nenhum valor nutricional. O seu consumo excessivo tem sido associado a doenças como a obesidade e o diabetes, além de ser o principal vilão das cáries. Sempre que comemos açúcar o nosso pâncreas libera insulina, um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. Quando comemos muito açúcar, ocorre uma hiperinsulinemia, ou seja, uma alta taxa de insulina no sangue. A sobrecarga constante de insulina, pode alterar a produção normal do hormônio e levar o indivíduo a desenvolver o diabetes do tipo 2, conhecido como diabetes de adulto.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Gente, estou sem tempo!


Oi,

Bom dia!

Faz um tempão que não posto, né?! Desculpe-me, mas estou sem conseguir interagir com vocês...

Meninas, o trabalho, a faculdade de sistema de informação, a família, a falta de internet em casa, tudo me impede de dar uma passadinha por aqui para contar como anda minha RA e AF... E mais, isto tende a piorar, pois decidi que irei levar bem mais a sério a minha faculdade, pois faz 1 ano que começei este novo curso e meu desempenho não está tão bom quanto o que tinha quando fazia Administração (meu 1º curso), assim sendo, vou gastar mais tempo estudando, internet NADA!

Explicado o motivo da minha ausençia, agora falo da minha RA e AF:

A RA vai +/- bem, ainda não começei de fato a nova alimentação recomendada pela nutricionista, mas estou tentando, logo estarei no eixo certo, tenho certeza. Quanto a AF, ainda não sou exemplo, mas persevero e faço o posso.

Vou me esforçar para postar aqui meu peso próxima sexta-feira, pois hoje é meu dia de pesagem oficial, mas estou me sentindo inchada...

Beijão a todas!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Brindes para Nós!!!

Oi Amigas,

Vejam só o sorteio que estou participando, é do bloguinho de Cintia (http://meucomecominhavitoria.blogspot.com/), q tal vcs tb participarem?!

Brindes:


  • 1 SABONE GEL CORPORAL DE 170ML
  • 1 SABONETE EM BARRA 100G
  • 1 ESPONJA DE BANHO
MENINAS AS INSCRIÇÕES COMEÇARAM DIA0 9/03 E SERÁ ATÉ O DIA 25/03.
O SORTEIO ACONTECERAR NO DIA NO DIA 03/04 PELA MANHÃ, PORÉM SUA DIVULGAÇÃO SERÁ A NOITE. AS REGRAS SÃO BEM SIMPLES, VEJAM:
 
  • DIVULGAR O BLOGUINHO DA CÍNTIA;
  • COLOCAR A FOTO DO OBJETO A SER SORTEADO;
  • A SORTEADA TERÁ 24 HORAS PARA MANDAR O ENDEREÇO POR EMAIL;
 
Beijos no Coração

Chame A Deus

Composição: Catedral


.
Se você não sabe para onde seguir,
Se você percebe e não quer mais fingir,

Levante a cabeça
E não olhes para traz

Chame a Deus, Chame a Deus

Se tua vida anda pra um abismo sem fim,
Se teus olhos choram e não queres este fim,

Levante a cabeça
E não olhes para traz

Chame a Deus, Chame a Deus

Chame a Deus,
Que tua vida logo mudará
Ele cura a ferida
Te libertará
A verdade e a vida ele quer te dar

Chame a Deus, Chame a Deus

Chame a Deus,
Que o tempo passa e não volta mais
Sua chance sua vida pode se acabar
Ele cura a ferida
Te libertará

Chame a Deus, Chame a Deus
Chame a Deus

sexta-feira, 4 de março de 2011

O dia de ontem...


Oi Amigas de Luta,

Bom dia!

Começo o post agradecendo as manifestações de carinho de vcs nos comentários das minhas postagens anteriores, OBRIGADA!

Agora, falarei do meu dia de ontem. Dividirei este dia em três partes, a saber:

  1. Pesagem oficial;
  2. Consulta com endocrinologista;
  3. Consulta com nutricionista.

Vamos lá?!

1ª Parte - Pesagem oficial

Como vocês já sabem, sempre me peso nos dias 03 e 17 de cada mês, isto para fazer um controle do meu desempenho na RA e AF. Pois bem, ontem, dia 03/03, acordei, fiz meu xixi matinal e logo em seguida me pesei nua como manda a regra, estava marcando na balança 110,600 kg, ou seja, 2,700 kg eliminados em quinze dias. FELICIDADE TOTAL! Ah! Também me pesei mais duas vezes neste dia, afinal estava com consultas marcadas, os pesos modificaram para mais, mas aí é outra história, pois já havia bebido água e chá, já tinha comido várias vezes... Então, para o meu controle o peso oficial é o acima citado.

2ª Parte - Consulta com endocrinologista

Após 5 meses de espera, chegou o dia de mais uma consulta com a endo, Ana Paula o nome da médica (ótima). Apresentei meus exames e relatei minhas "agruras", em contrapartida, ela me examinou e disse que aparentemente estou mto bem, mas que preciso fazer uns outros exames para saber se estou totalmente bem... Ah! Falei da minha angústia com relação a flacidez do meu braço, perguntei se o SUS cobriria minha cirurgia reparadora, aí veio minha maior alegria do dia, ela disse que sim, que é possível... FELICIDADE tornou-se meu nome (depois q sair do consultório, chorei e agradeci a Deus pela benção, pois sei que não vai ser fácil passar pela triagem do SUS, mas é uma esperança!!!). A consulta terminou ela me parabenizando e dizendo que eu sou exemplo de sucesso em emagrecimento sem remédios, sem cirúrgias, só com RA e AF.

3ª Parte - Consulta com nutricionista

Não me recordo se comentei com vocês que estava sem acompanhamento da nutricionista a 7 meses (minha última, Marta, havia se aposentado do Hospital Universitário). Porém ontem, Deus me ajudou de novo, uma consulta como um milagre, surgiu. Minha nova nutricionista é Luciana (Que profissional!!! Adorei, tão ótima quanto a outra). Tivemos uma conversa longa sobre meu processo de emagrecimento, contei minha rotina (diga-se de passagem, meio torta ultimamente) e relatei meus problemas (constipação e retenção de líquido). Após o papo, vieram alguns exames para serem feitos e uma nova dieta. Meninas, vou ter que comer mais, começo hoje a comer 6 vezes ao dia, ao invés de 5. Ah! também vou acrescentar, eliminar ou modificar alguns tipos de comidas, depois digo a vocês tudo de novo na minha RA. Posso dizer a você que adorei a consulta e irei lutar para seguir as sugestões que foram dadas.

***

Amiguinhas, estou feliz com meu processo de emagrecimento.
Deus continue a me ajudar!

***

Com relação as tentações do carnaval, vou tirar de letra, nada de exageros e de cervejinhas rs... Irei ficar na santa paz do lar, vou estudar, assisti alguns filmes etc. e comer pouco!!!

Desejo a todas, ótimo feriadão com muita diversão e responsabilidade.

***

Como estou hoje.

***

Deus nos guarde e guie...

Beijão

quarta-feira, 2 de março de 2011

Triste



Oi Gente!

Bom dia!

Parece brincadeira eu dizer que estou triste, né?!

Tenho tantos motivos para está feliz (Família, Emprego, Eliminação de Peso, etc.), mas, infelizmente, estou melancólica faz alguns dias (fiquei pior ontem)... Estou me sentindo só! Tirando vocês da blogosfera, acho que mais ninguém é tão próximo a mim... Parece que me afasto das pessoas involutariamente, além de afastá-las da mesma maneira... É triste!!! Ah! Quando falo pessoas, falo de maneira generalizada, família, amores, amigos, colegas de trabalho, todos...

Para vocês terem idéia de quanto me mantenho solitária, até de Deus me mantenho afastada um pouco, as vezes sinto que faço isto para não identificar, através dEle, meus erros, é medo! Afinal ser uma pessoa boa e querida não se dar a partir do não fazer o mal, mas sim, de fazer o bem sem olhar a quem. Infelizmente, ainda peco muito nisto, vai ver é isto o que me inquieta atualmente...

Por hoje é só, desculpe-me o desabafo, mas precisava escrever para ler depois este post e tentar me analisar e me modificar...

Beijão

terça-feira, 1 de março de 2011

“Fatorexia”: o gordo que se enxerga magro


Britânica cria site, publica livro sobre “fatorexia” e espera que o transtorno seja reconhecido pelos médicos

Acostumada a se olhar no espelho e ver uma pessoa de peso ideal, a britânica Sara Bird, de 44 anos, descobriu há cinco anos que seu corpo não era exatamente como acreditava: numa visita ao médico, ela se assustou com a revelação de que estava obesa, pesando 30 quilos a mais do que imaginava. Sem saber como não havia percebido o tamanho real do seu corpo, ela resolveu nomear esta espécie de anorexia reversa como “fatorexia” (na tradução literal, “gordorexia”).

Em março deste ano, Bird lançou no Reino Unido o livro chamado “Fatorexia: What Do You See When You Look In The Mirror?” (na tradução literal para o português, “Gordorexia: O que Você Vê Quando se Olha no Espelho?”), em que conta sobre o seu suposto transtorno alimentar. “Quando eu me olhava no espelho, via uma pessoa confiante e magra, mas, na verdade, estava obesa”, conta a britânica em seu site . Antes de perceber que estava longe do peso ideal, Bird conta que costumava cortar as etiquetas de tamanho grande das roupas e fingia que não se alimentava excessivamente.

Quando subiu na balança e foi diagnosticada como obesa pelo médico, ela começou a correr atrás de informações que revelassem mais sobre a “fatorexia”. Bird iniciou, então, uma pesquisa de campo e encontrou outros indivíduos que passavam pelo mesmo sofrimento. “Concluí que, uma vez que você perdeu peso três ou quatro vezes na vida, você acaba ganhando mais peso no final de cada ciclo de emagrecimento. Neste momento, embora você continue gordo, acha que está magro e apresenta as características de uma anorexia invertida”, explicou ao site britânico DailyMail.co.uk.

Além de querer esclarecer a outros possíveis “gordoréxicos” sobre a suposta existência de tal distúrbio alimentar, Bird busca o reconhecimento médico do problema. Para Fábio Salzano, psiquiatra do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, pode ser que o distúrbio de Bird já seja reconhecido. “Indivíduos com Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), que comem exageradamente sem tomar medidas compensatórias – como vômitos autoinduzidos –, normalmente são obesos e não se dão conta disso”, explica. Segundo Salzano, as vítimas deste transtorno comem muito, mas não percebem que ingerem uma qualidade anormal de alimento.

No entanto, não é que as pessoas com TCAP se veem magras a ponto de acharem que pesam 40 quilos quando pesam 90. De acordo com Salzano, as vítimas deste problema não se acham tão gordas quanto são e acreditam que pesam de 20 a 30 quilos menos do que pesam na realidade. Ele explica que existem diversas maneiras de avaliar a imagem corporal, e o caso de Bird também pode ser o de uma extrema distorção da imagem. “O número de pacientes com este problema não é grande, mas existem pessoas que tendem a minimizar a situação e não se acham tão obesas quanto são”, afirma.

Para Bird, descobrir que você é um “gordoréxico”, como ela apelidou o distúrbio, pode mudar sua vida. “Não porque existe uma fórmula contra isso, mas porque o reconhecimento desta condição pode prevenir o ganho de peso excessivo”, explicou ao Daily Mail.